1. Use atributos de título significativos
Pense nos atributos de título como breves resumos que descrevem para onde o hiperlink levará o usuário que clicar nele. Não ajuda se o atributo title for igual ao texto do link, como no exemplo a seguir:
<a href=”portfolio.html” title=” Portfólio “> Portfólio </a>
Por que é que? Porque para usuários de leitores de tela, é redundante e não agrega valor.
No exemplo acima, embora a acessibilidade da web e os validadores da Seção 508 não permitam que você passe em seus testes automatizados sem ele, é melhor deixar de fora o atributo title. Um atributo de título melhor para o exemplo acima é:
<a href=” portfolio.html” title=” Algumas obras de arte do artista “> Portfólio </a>
2. Coloque elementos interativos importantes no topo da página da web
Aqui está um exercício simples de acessibilidade da web para você: identifique hiperlinks importantes e controles de interface do usuário que seus usuários precisam acessar em uma de suas páginas da web. Então conte quantas vezes você tem que pressionar a tecla Tab para chegar até ela. Você chegou rápido o suficiente?
Ou você teve que pressionar a tecla Tab como um louco? Você conseguiu ver qual hiperlink de controle de interface estava focado no momento quando pressionou a tecla Tab? Agora imagine-se na situação em que você não pode usar um dispositivo ponto-a-interação convencional como um mouse; uma situação em que, para chegar a um elemento interativo desejado, você precisa percorrer os que vêm antes dele na página da web.
Isso lhe dá uma visão parcial de como as pessoas que têm poucas ou nenhumas funções manuais interagem com uma página da web. Bastante fácil: coloque links importantes e outros elementos interativos no topo de suas páginas da web. De qualquer forma, é uma boa prática, pois a maioria dos usuários do site, independentemente da capacidade física ou mental, espera itens importantes mais próximos do topo de uma página da web.
3. Não comece os atributos de título com o mesmo texto
Muitas vezes, você verá elementos de hiperlink com atributos de título que se parecem com isso:
<a href=”/” title=” Link to home”>Home</a> <a href=”/products” title=” Link para produtos”>Produtos</a> <a href=”/contact” title =” Link para contato”>Contato</a>
Isso pode ser resultado de configurações padrão do sistema de gerenciamento de conteúdo ou de alguém que não queria gastar muito tempo com atributos de título. Os usuários que usam leitores de tela, como o JAWS, geralmente contam com atributos de título para localizar links da Web em uma página. O JAWS, por exemplo, possui um recurso para reunir uma lista de links em uma página da Web classificada em ordem alfabética.
Se os atributos de título começarem com o mesmo texto, será mais difícil usar as funções de pesquisa incorporadas aos leitores de tela.