1. Marca você mesmo
Uma das coisas mais críticas que você deve fazer em qualquer estratégia de marketing digital é criar sua própria marca . Ou seja, você deve garantir que todas as campanhas realizadas mostrem o estilo de marca exclusivo de sua empresa. Existem várias formas de expressar sua marca. Estilos de fonte, esquemas de cores, escolhas de palavras e muito mais podem contribuir para a forma como as pessoas percebem sua marca. A sua marca é elite e elegante?
Descontraído e gentil? Bem-humorado e bobo? Seja o que for, certifique-se de que seu marketing transmita isso. A razão pela qual a marca de si mesmo é tão importante é que ajuda as pessoas a se lembrarem de você.
Um determinado usuário pode visitar vários sites em um dia e você deseja que o seu se destaque da multidão.
2. Defina seu público-alvo
Antes de começar a usar o marketing digital para pequenas empresas, você precisa saber para quem está direcionando seu marketing. Suas campanhas não terão sucesso se você não souber quem deve vê-las.
Para estabelecer seu público-alvo, observe um cliente típico que compra de sua empresa.
Você pode usar essas informações para formar buyer personas, que são representações fictícias de seus clientes.
Essas personas de comprador ajudam você a direcionar novos leads para sua pequena empresa.
3. Use o Perfil comercial do Google
O Perfil comercial do Google é um recurso do Google que pode ser um grande benefício para o seu marketing local. Com o Google Meu Negócio, você pode criar um perfil para sua empresa que inclua informações como seu nome, endereço e número de telefone . Quando você configura um perfil comercial do Google, o Google pode exibi-lo nos resultados da pesquisa local. Se alguém pesquisar “[sua indústria] perto de mim”, o Google geralmente exibirá um pacote local de 3 perfis de negócios relevantes do Google. Talvez você já tenha uma conta do Google Business Profile criada automaticamente para sua empresa. Nesse caso, você pode reivindicá-la verificando a propriedade de sua empresa.
4. Otimize sua presença nos resultados de pesquisa
Outra estratégia crítica para adicionar ao seu plano de marketing digital para pequenas empresas é a otimização de mecanismo de busca (SEO) . O SEO é uma estratégia essencial para ajudar sua empresa a se classificar nos resultados de pesquisa – envolve otimizar seu site para aparecer em resultados relevantes.
Para ajudar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa, siga estas práticas recomendadas:
- Realize pesquisas de palavras-chave para encontrar termos relevantes para o seu negócio
- Concentre-se em palavras-chave de cauda longa para ajudar a direcionar tráfego qualificado para seu site
- Crie conteúdo para direcionar continuamente o tráfego para seu site (discutiremos isso mais tarde)
- Melhore a velocidade da página para ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa
- Crie um site compatível com dispositivos móveis para garantir que os visitantes tenham uma experiência positiva
Ao otimizar seu site para resultados de pesquisa, você ajudará mais pessoas a descobrir sua pequena empresa e levá-las a visitá-la.
5. Comece um blog Um dos melhores métodos para impulsionar o marketing de sua pequena empresa é iniciar um blog em seu site. Em seu blog, você pode escrever postagens centradas em vários tópicos do seu setor, educando os usuários sobre coisas que eles possam estar interessados em saber. Por exemplo, se você administra uma empresa de controle de pragas, pode escrever postagens de blog sobre tipos comuns de pragas a serem observadas e como impedir que entrem em sua casa. Ou, se você gerencia uma loja de eletrônicos, pode escrever sobre como as pessoas podem proteger seus dispositivos. O benefício de ter um blog é que suas postagens podem ser classificadas para pesquisas relevantes no Google, o que significa que as pessoas serão atraídas para o seu site em busca de respostas para suas perguntas.