Como podemos ver nos exemplos acima, usuários e desenvolvedores podem obter várias vantagens usando o login social.
Benefícios para os usuários
Os usuários obtêm estas vantagens: Facilidade de se inscrever em um site Os logins sociais tornam a inscrição em sites e aplicativos mais rápida, pois geralmente envolve clicar em alguns botões.
Previsibilidade do processo de inscrição O uso do login social oferece aos usuários que usam regularmente o método um processo simplificado e uniforme, independentemente do site em que estão acessando. Gerencie menos contas Usar o login social significa que os usuários terão menos contas de aplicativos da web para lidar. Confiança Pode ser difícil para alguns visitantes do site obter a sensação de confiança necessária para obrigá-los a fornecer suas informações pessoais a um site desconhecido.
As pessoas podem se sentir mais confortáveis tendo suas informações tratadas por plataformas de redes sociais familiares nas quais já confiam.
Benefícios para desenvolvedores
Os desenvolvedores obtêm estas vantagens: Autenticação de usuários Para aplicativos, permitir o login social pode fornecer uma camada adicional de verificação de que o usuário é uma pessoa real. É grátis (na maioria das condições) A implementação de logins sociais envolve o uso de APIs como API do Google+ ou Login do Facebook, que geralmente são gratuitas e acessíveis ao público.
No entanto, algumas APIs têm uma cota de quanto um aplicativo de terceiros pode usá-las, e o desenvolvedor do aplicativo pode ser obrigado a pagar se precisar de mais recursos do que o limite alocado a eles. Experiências de usuário individualizadas Os usuários que optam por conectar sua rede social ao seu aplicativo permitem que você aproveite as informações existentes em seu gráfico social que pode melhorar sua experiência ao usar seu aplicativo.
Pré-preenchimento de entradas de estado em branco Os usuários que optam por fazer login em seu aplicativo usando sua conta de mídia social existente oferecem a capacidade de sugerir ou preencher automaticamente suas configurações de conta (por exemplo, foto do perfil, endereço de e-mail, número de telefone) se as informações estiverem presentes em sua conta de mídia social. Isso, por sua vez, pode facilitar ou melhorar a experiência de lousa em branco da primeira execução. Torne seu aplicativo mais social e envolvente Os logins sociais podem conectar seu aplicativo às redes sociais de seus usuários (se eles permitirem), dando ao seu aplicativo mais exposição e oportunidades de engajamento.
Reduza as tentativas de login com falha e solicitações de senha esquecidas Se uma pessoa já estiver logada no Facebook (por exemplo), ela não precisará redigitar ou lembrar sua senha para acessar seu sistema. Proteção contra spam Exigir autenticação pode retardar o spam porque entrar no sistema requer verificação de terceiros. A proteção contra spam também vem na forma da tecnologia de prevenção de spam mais madura da rede social.
Faz sentido para aplicativos sociais Alguns aplicativos simplesmente precisam usar o login social. Por exemplo, em JustUnfollow e Buffer (mencionados anteriormente), que são ferramentas para ajudá-lo a gerenciar sua conta de mídia social, o login social é necessário para que eles façam seu trabalho.