Uma conversão de site acontece quando alguém conclui uma ação pré-determinada e desejada em seu site, como se inscrever em um boletim informativo, compartilhar uma postagem de blog nas mídias sociais ou comprar um produto. A porcentagem de pessoas que completam sua ação desejada é sua taxa de conversão.
Quais são alguns exemplos de conversões de sites?
Alguns exemplos de conversões de sites incluem:
- Preenchendo um formulário
- Inscrever-se para receber e-mails ou informações
- Compartilhamento de conteúdo nas redes sociais
- Clicando em um botão específico
- Fazendo uma venda
- E mais
As conversões do site podem ser qualquer uma das ações listadas acima.
Você determinará qual ação se ajusta melhor às metas de sua campanha.
Os tipos de conversão variam entre as empresas. Os sites de comércio eletrônico são mais propensos a se concentrar em ganhar vendas como conversões. Um provedor de serviços, como um encanador ou eletricista , pode se concentrar na geração de leads como conversão.
Não existem duas empresas iguais, portanto, você pode não ter as mesmas conversões de site que outras empresas.
Como calculo a taxa de conversão do meu site?
Depois de fazer a pergunta “O que é conversão de site?”, a próxima pergunta a seguir é: “Como calculo minha taxa de conversão?”
Felizmente, é simples e fácil calcular sua taxa de conversão.
A fórmula é a seguinte:
[Total de visitantes que convertem/total de visitantes em seu site] x100 = Taxa de conversão
Então, digamos que você tenha 5.000 pessoas visitando seu site.
Desses 5.000, 500 compram produtos da sua página. Se você colocar isso na fórmula, ficará assim:
[500/5000] x100 = 10%
A taxa de conversão do seu site seria de 10% neste caso.
Se você deseja uma solução rápida para calcular sua taxa de conversão, confira nossa calculadora de taxa de conversão !
O que é uma boa taxa de conversão?
Agora que você sabe o que é uma conversão de site e como calcular sua taxa de conversão, a próxima coisa que você quer saber é o que é uma boa taxa de conversão . Muitas empresas querem saber o número mágico para ter uma taxa de conversão bem-sucedida.
A verdade é que não existe um número mágico.
Sua taxa de conversão dependerá de vários fatores, incluindo:
- Sua indústria
- Seu ciclo de vendas
- Seus produtos/serviços
- Seus custos
- E mais
Esses fatores influenciam sua taxa de conversão, por isso é difícil identificar o valor exato que você precisa alcançar. Você pode precisar fazer alguma pesquisa para descobrir o que é uma boa taxa de conversão para um negócio em seu setor.
Como o funil de vendas afeta as taxas de conversão do site?
Quando você pergunta: “O que é taxa de conversão?” muitas vezes você ouvirá uma resposta que menciona o funil de vendas . As pessoas dirão como você precisa mover as pessoas pelo funil de vendas para gerar conversões para sua empresa.
Então, como o funil de vendas influencia a taxa de conversão do seu site?
O funil de vendas desempenha um papel vital para transformar clientes em potencial em conversões para o seu negócio.
Existem quatro etapas do funil de vendas:
- Conscientização: nesta fase, as pessoas estão apenas descobrindo sua marca e aprendendo sobre você. Eles navegarão em seu site e aprenderão sobre seus produtos ou serviços.
- Interesse: quando as pessoas chegam a essa parte do funil, passam a considerar seu negócio como uma opção. Eles ainda estão pesquisando e aprendendo sobre sua empresa, mas você se tornou uma escolha viável.
- Desejo: No estágio desejado, as pessoas estão prontas para tomar sua decisão porque sabem do que precisam. Nesse ponto, você pode fazer um discurso de última hora que mostre por que você é a melhor opção.
- Ação: Quando os leads atingem o estágio de ação, eles realizam a ação que você deseja. Se você deseja que alguém compre um produto ou preencha um formulário, eles chegam a esse estágio e concluem a ação desejada.
Como você pode ver, diferentes partes do funil de vendas levam as pessoas a concluir sua ação final. As etapas que você dá ao longo do caminho na parte inicial do ciclo de vendas influenciarão se as pessoas chegarão à parte da “ação”. O ciclo de vendas é vital para a taxa de conversão do seu site, pois ajuda a orientar as pessoas para a conversão. Se você deseja ter uma boa taxa de conversão , deve investir em nutrir as pessoas em cada etapa do ciclo de vendas.