Sites para dispositivos móveis versus aplicativos para dispositivos móveis

Sites para dispositivos móveis versus aplicativos para dispositivos móveis

Um site para dispositivos móveis e um aplicativo para dispositivos móveis podem ser muito semelhantes ou extremamente diferentes. Tudo depende de como cada um é criado. Um site para celular é o que é oferecido aos visitantes que acessam um site diretamente de seu smartphone ou tablet a partir de um navegador da Internet.

Nada precisa ser baixado, o site aparece automaticamente, mudando para uma versão “móvel”. Normalmente, você pode saber se está em um site para celular procurando por um “m” ou “mobile” no URL do site. Um aplicativo, por outro lado, precisa ser baixado antes que você possa acessar qualquer conteúdo.

Em vez de acessar um site a partir de um navegador, você está interagindo com o conteúdo por meio de algo que provavelmente baixou (ou talvez até comprou) em uma loja como o iTunes ou o Google Play. Alguns aplicativos oferecem conteúdo quase idêntico a sites para celular, por exemplo, sites de comércio eletrônico podem oferecer aplicativos muito semelhantes às suas lojas para celular, apenas com opções aprimoradas de pesquisa ou compras. No entanto, como mencionado, isso depende do que os desenvolvedores fazem.

Qual é a diferença entre um site mobile e um design responsivo?

Juntamente com os sites para dispositivos móveis, há também o design responsivo, que permite que o conteúdo do site seja renderizado corretamente em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Ao contrário dos sites para dispositivos móveis, o design responsivo requer apenas uma versão de um site para ser criada. Um site responsivo aumentará ou diminuirá automaticamente seu conteúdo para exibir adequadamente em telas de qualquer tamanho, com base em regras específicas na codificação do site. Assim, enquanto um site móvel “mudará” para a versão móvel para você se você estiver navegando em seu telefone, um site responsivo simplesmente reduzirá seu conteúdo para caber em sua tela menor.

O design responsivo é complicado, mas pode aumentar drasticamente as taxas de conversão e aumentar o engajamento do usuário em dispositivos móveis. Dito isto, para algumas empresas, o design responsivo simplesmente não é viável. Isso é especialmente verdadeiro para sites com menus complexos, layouts ou uma infinidade de opções que precisam ser reduzidas a apenas algumas escolhas rápidas para visitantes que provavelmente estão em trânsito.

Quando você precisaria de um site para celular?

Um site móvel dedicado é a melhor escolha para qualquer pessoa cujos visitantes acessarão o site a partir de seu smartphone em uma situação em que não terão muito tempo. Se o tempo é essencial e eles provavelmente estarão em seu telefone, um site móvel é provavelmente o melhor caminho, em oposição a um responsivo ou um aplicativo.

Um site para celular é uma boa opção para sites como:

  • hotéis
  • restaurantes
  • salões de cabeleireiro
  • prestadores de serviços/utilitários

Por exemplo, se você estiver visitando o site de uma empresa de energia elétrica, pode ser porque há uma interrupção em sua casa ou empresa que você deseja relatar. Assim, ao configurar um site para celular, você pode permitir que eles façam isso rapidamente. Ou, se você administra um salão de cabeleireiro, pode permitir que os clientes solicitem agendamentos rapidamente pelo telefone em movimento, reservando um lugar na fila antes de chegarem ao seu local. Basicamente, se você tem um serviço sensível ao tempo de qualquer tipo, um site móvel é uma ótima maneira de oferecer aos seus clientes uma maneira rápida de realizar ações sem se frustrar e deixar seu site para um concorrente.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *