Vários são os motivos para isso. Gerar tráfego orgânico, aumentar visitas em sites, bombar suas redes sociais e até mesmo realizar vendas. Se o seu sonho é viver de internet, é fundamental saber as regras do marketing digital.
Top 6: o que você precisa saber antes de criar seu blog
Esta ferramenta vai te auxiliar no mundo digital, mas para isso será necessário ter algumas informações antes do primeiro passo. Este artigo foi pensado para levar você até o sucesso desejado. Veja a seguir os 6 pontos principais que todo empreendedor digital precisa conhecer.
1 – Tenha um objetivo traçado
Isso já tem que estar claro em sua mente. O que fazer, como fazer, porque fazer, e onde deseja chegar. Todo e qualquer início é cheio de dúvidas, e muitas das vezes queremos fazer algo, mas não sabemos definir exatamente como e porque faremos.
Mesmo diante de dúvidas, pare e analise. Mesmo que não saiba o porquê de criar seu blog, escolha um caminho e foque nele. A determinação é mais importante que a inspiração.
Todos nós temos algo que possuímos um grande interesse ou uma grande paixão. Os melhores blogs de viagem foram criados pelos amantes das estradas. Você que é apaixonado pelo esporte, culinária, ou qualquer outro assunto, se dedique a falar sobre essa paixão.
Não saia do tema principal do seu blog.
2 – Escolha uma plataforma
Você já conhece as plataformas onde são feitos os blogs?
As opções são muitas: Medium, Blogger, Linkedin Pulse, e o WordPress.
Foque em uma e se dedique a aprender a operar as suas ferramentas. Você poderá criar novas páginas, fazer customizações, alterar o layout entre outras funcionalidades.
3 – O que é persona?
É exatamente onde sua estratégia começa. Persona é a definição do público. Com quem você quer interagir.
Você precisa fazer alguns levantamentos de qual é o tipo de pessoa que se interessa pelo seu assunto. Qual a idade, o sexo que mais se importa sobre o tema, a renda média dessas pessoas, a escolaridade, entre outros fatores.
A partir daí você conseguirá atingir essas pessoas, e fomentar o seu desejo pelo seu blog.
4 – Seja útil
Não enrole nos conteúdos. Se você não sabe sobre determinado assunto, busque conhecimento, pesquise, vá atrás das informações necessárias.
Seu público notará claramente quando você não souber sobre um assunto e mesmo assim insistir em falar sobre ele.
5 – Não faça somente o básico
O simples funciona. Isso é claro, principalmente quando ele é bem feito. Porém, quando você entra para o mundo do marketing digital, precisa fazer o básico, e também aquele algo a mais.
O conteúdo precisa ser perfeito. Se debruce no computador e pesquise bastante aquilo que tem dúvida. E não para por aí, um blog não é feito apenas com textos. Crie vídeos, faça fotos de alta qualidade e chame a atenção do seu seguidor.
6 – Conheça as técnicas de SEO
Para finalizar não podemos deixar de citar o SEO (Search Engine Optimization). Já notou que quando fazemos buscas no Google, alguns sites ou blogs são os primeiros da lista? Isso não é por acaso.
O Google criou algumas métricas para qualificar esses primeiros lugares. Escolher boas palavras-chaves, escolher bem o título. Entre outras funções.
Enfim, esperamos ter despertado ainda mais o interesse em você para se qualificar nesse mundo digital. Que este seja apenas o primeiro texto de vários que você irá ler sobre o tema. Boa sorte!