O que é modelagem de mix de marketing?

O que é modelagem de mix de marketing?

Os modelos de mix de marketing são um tipo de ferramenta de análise usada para medir o impacto de diferentes fatores de marketing nos resultados impulsionados por suas campanhas. Em outras palavras, o MMM é algo que você usa para descobrir quais fatores afetam seus resultados de marketing e quanto impacto cada um deles teve.

A matemática envolvida nesses modelos é complicada, então não vamos entrar nisso. No entanto, falaremos sobre alguns dos fatores considerados nesses modelos, bem como o processo básico de criação de um.

Fatores considerados nos modelos de mix de marketing

Existem algumas categorias diferentes de fatores de marketing que você considera nos modelos de mix de marketing. Aqui estão os fatores determinantes:

1. Drivers básicos

Os drivers básicos são fatores que existem fora de seus esforços de marketing ativos. Eles incluem aspectos como demanda do produto, valor da marca e sazonalidade.

Então, digamos que você esteja vendendo um item relacionado ao Natal. Se esse item for bem em dezembro, você pode inferir que as vendas altas se devem em grande parte ao fato de ser a época do Natal. Esse fator se qualificaria como um driver básico, uma vez que existia independentemente do seu marketing.

As variáveis de base estão presentes mesmo se você não estiver comercializando seu negócio. Se você adicionou um produto à sua loja e não o comercializou, os fatores básicos impulsionariam qualquer compra desse item.

2. Drivers incrementais

Drivers incrementais são fatores produzidos diretamente por seus esforços de marketing. Qualquer coisa que você faça com seu marketing que incentive as pessoas a comprar de você conta como um impulsionador incremental.

Você pode se beneficiar dividindo essa categoria um pouco mais. Em vez de analisar o impacto de seus esforços de marketing como um todo, é bom analisar separadamente o impacto do marketing no topo do funil , no meio do funil e no fundo do funil.

Ou seja, se você vende um produto, quanto dessa venda você pode creditar aos seus esforços de reconhecimento da marca versus suas campanhas de fundo de funil? Se alguém comprou seu produto depois de ler um post de blog e uma página de produto em seu site, quanto crédito você dá a cada página?

3. Outros motoristas

Por fim, os demais fatores se enquadram na categoria “Outros”. Muitas vezes, os fatores nesta categoria analisam elementos de marketing sobrepostos ou conflitantes.

Os dois melhores exemplos de fatores nesta categoria são concorrentes e canibalização. Seus concorrentes estão constantemente executando seus próprios esforços de marketing. Mesmo que seu marketing seja de primeira linha, você ainda pode perder vendas se o marketing de seus concorrentes for melhor.

Da mesma forma, se você oferecer vários produtos com funções semelhantes, os usuários não comprarão os dois. Isso significa que, se alguém optar por comprar o Produto A, evitará comprar o Produto B, levando à canibalização. Assim, você pode se ver competindo com seus próprios produtos, o que afeta as vendas. 

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