Por mais simples que os Alertas do Google sejam de usar, ainda existem várias maneiras de melhorar sua estratégia de Alertas do Google . Vamos percorrer alguns dos mais importantes abaixo.
Aqui estão seis dicas do Google Alerts para melhorar o marketing da sua empresa, e SEO:
1. Acompanhe os termos de cauda longa
Uma das dicas mais simples do Google Alerts que você pode implementar é usar termos de cauda longa, ou seja, termos com várias palavras. Tente evitar usar frases de uma palavra, pois elas geralmente serão muito amplas.
Imagine que você trabalha como contador e decide criar alertas para a palavra “contabilidade”. Agora pense em quantos sites a palavra “contador” aparece.
Você seria absolutamente inundado com alertas. Mas uma palavra-chave mais longa, como “Sealey Accounting Firm”, é muito mais específica e gerenciável.
2. Configure alertas com base em seus objetivos
Quando você começar a criar Alertas do Google, não configure um alerta para todo e qualquer termo do setor que você possa imaginar. Se você fizer isso, sua caixa de entrada logo estará cheia de notificações. Em vez disso, limite seus alertas a alguns selecionados com base em quais são seus objetivos.
O que você está tentando alcançar com os Alertas do Google? Você quer procurar onde as pessoas mencionam sua empresa? Ou você quer acompanhar as notícias do setor?
Dependendo de suas intenções, você deve buscar os termos que melhor atendem a esses objetivos.
3. Procure menções não vinculadas
Quando chega a hora de descobrir quais termos você deseja segmentar, uma das escolhas mais comuns e óbvias é o nome da sua marca. O Google Alerts é uma excelente ferramenta para acompanhar o que as pessoas estão dizendo sobre você online.
Mas, como parte dessa estratégia, você pode ficar de olho em menções não vinculadas, ou seja, lugares onde um site menciona sua empresa, mas não vincula a você.
Sempre que vir uma dessas menções, você pode entrar em contato com o site e pedir educadamente que eles façam um link para você na menção.
Depois de fazer isso, você pode começar a aumentar o número de links de entrada em seu site, o que, por sua vez, aumentará seu SEO.
4. Monitore seus concorrentes
Sua empresa não é a única que você pode monitorar por meio dos Alertas do Google. Você também pode acompanhar seus concorrentes para ver onde eles estão sendo mencionados e o que as pessoas estão dizendo sobre eles.
Criar alertas para seus concorrentes pode fornecer informações sobre suas estratégias de marketing.
Ao ler as páginas onde eles são mencionados, você pode descobrir onde eles estão ganhando backlinks e quais características as pessoas gostam ou não gostam neles.
Quando você vê seus concorrentes fazendo algo inteligente ou bem-sucedido, você pode imitá-lo ou superá-lo em seu próprio marketing.
5. Defina seus alertas para chegar em massa
Ao configurar um alerta, preste atenção às configurações escolhidas. Em “Com que frequência”, você terá a opção de “À medida que acontecer”, “No máximo uma vez por dia” e “No máximo uma vez por semana”. Provavelmente é uma boa ideia não escolher “como acontece”.
Se o Google enviar um alerta sempre que encontrar algo, você acabará sendo bombardeado com notificações a cada cinco minutos. Para evitar isso, você provavelmente desejará escolher uma das outras opções para que suas notificações cheguem de uma só vez rotineiramente.
Agendar seus alertas uma vez por dia ou (melhor ainda) uma vez por semana oferece uma maneira de reduzir as distrações de suas outras tarefas e ler os alertas em uma programação consistente.
6. Fique por dentro das últimas notícias e tendências
Nem todos os seus alertas precisam ser sobre menções de marcas específicas. Você também pode criar uma estratégia de Alertas do Google simplesmente para acompanhar as últimas notícias e tendências do seu setor.
Por exemplo, se você trabalha na fabricação de metal, pode criar um alerta para “tendências de fabricação de metal”. Como alternativa, se houver um tópico mais específico em seu setor que você deseja acompanhar, você pode criar um alerta para isso.
Ao usar alertas para acompanhar as notícias do setor, você pode ficar à frente do jogo otimizando seus negócios no momento em que uma nova mudança no setor ocorrer.